quarta-feira, 24 de março de 2010

TV CULTURA ESTEIA NOVA PROGRAMAÇÃO INFANTIL



A partir do dia 29 de março, os telespectadores mirins que estiverem sintonizados na TV Cultura irão se deparar com três novas atrações – Escola pra cachorro, Minúsculos, a vida privada dos insetos e Pequenos cientistas –, novas temporadas de Baú de Histórias e Super Fofos e a volta do clássico Contos de Fada. A grade infantil da emissora estreia, ainda, com nova distribuição e organização dos programas. Tudo isso para turbinar as manhãs e tardes da garotada na telinha.

Neste ano, o investimento na produção infantil ganha fôlego e passa de quatro para oito milhões de reais. Todo esse redesenho da grade foi definido já sob as diretrizes da consultora Beth Carmona, responsável pelo sucesso dos programas infantis da emissora na época do Castelo Rá Tim Bum.

Agora na TV aberta, Escola pra cachorro faz uma criativa inversão de papéis ao colocar uma trupe de cachorrinhos – Lucas, Lili, Koda, Suki e Pedro – para frequentar a escola e fazer lições de casa. O desenho desenvolve o conceito da diversidade ao mostrar o relacionamento e a convivência entre amigos de raças, opiniões e culturas diferentes. A primeira temporada da série Escola pra cachorro traz 26 episódios, de 11 minutos cada, e é destinada para crianças de três a sete anos. Trata-se de uma co-produção entre a produtora brasileira Mixer e a canadense Cité-Amérique. No ar de segunda a sexta, em dois horários – às 10h30 e 15h45 –, aos sábados, às 15h45, e aos domingos, às 12h.

Em Minúsculos - a vida privada dos insetos o público irá mergulhar na vida diária de formigas, joaninhas, moscas, abelhas e besouros. As crianças não são entomologistas profissionais, mas quando vão para o interior e atravessam campos e florestas, passam muito tempo observando os insetos. Ao contrário dos especialistas, os observadores mirins, de shorts e sandálias, têm uma percepção completamente diferente desses animaizinhos minúsculos e são capazes de imaginá-los nas situações mais absurdas. Exibido de segunda a sexta, às 14h e às 16h45, e aos sábados, às 13h30 e 16h15.


Depois do sucesso conquistado na TV Rá Tim Bum, o desenho Pequenos cientistas estreia na TV Cultura desvendando o mundo das ciências. Os dinossauros Diná e Rex mostram curiosidades sobre química e física e ajudam os pequenos a entender melhor a natureza e até a conhecer as profissões. Muito curioso e atrapalhado, Rex faz mil perguntas e busca uma resposta para todas elas. Já sua melhor amiga, Diná, inteligente e estudiosa, o ajuda a descobrir a solução para esses mistérios por meio dos livros. A atração vai ao ar de segunda a sexta, às 9h.


Os clássicos A bela e a fera, A bela adormecida e O principe sapo poderão ser vistos com a interpretação de consagradas estrelas de Hollywood, como Robin Williams, Angelica Huston e Christopher Reeve, com a volta da série norte-americana Contos de fada (Faerie Tale Theatre - EUA) à grade da Cultura. Serão apresentadas histórias como Chapeuzinho vermelho, Pinóquio, Cinderela, A pequena sereia, Branca de neve e os sete anões, A roupa nova do imperador, João e o pé de feijão, entre outras. A série traz, a cada episódio, produções assinadas por grandes nomes, como Tim Burton, que dirigiu Aladin e a lâmpada maravilhosa (Aladdin and His Wonderful Lamp). Com início também no dia 29 de março, a atração será exibida de segunda a sexta, às 13h, na faixa dedicada à família e às crianças de oito a 14 anos.


Novas temporadas
Já os programas Baú de histórias e Super fofos ganham novas temporadas e episódios inéditos, também a partir do dia 29. A dupla de contadores Cris e Sérgio vai envolver o público em narrativas inéditas retiradas de um baú, de segunda a sexta, às 9h15, e aos domingos, às 11h.

Em sua segunda fase, com 34 novos episódios, Super fofos continua a ensinar música erudita para crianças da pré-escola e retratar as aventuras de três animaizinhos, o porquinho-da-índia Linny, o pato Ming-ming e a tartaruga Tuck, de segunda a sexta, às 9h45, e aos sábados, às 10h30.
Grade dividida em faixas etárias

Estrategicamente pensada para melhor adequar as atrações às diferentes faixas etárias, a grade está divida da seguinte forma:

Segunda a sexta-feira
Pré-escolares - 8h às 10h30 - engloba desenhos como Pingu, O Pequeno urso e os lançamentos Escola pra cachorro e Os pequenos cientistas;
6 a 9 anos -10h45 às 12h30 – aqui entram, entre outros, Pinky Dinkt Doo e Doug;
8 a 14 anos e família - 13h às 14h – aqui está inclusa a volta da atração Contos de fada e a estréia de Minúsculos – a vida privada dos insetos;

A partir das 14h15 – repetição dos blocos, na sequência.
Sábado
Pré-escolares – 10h30 às 10h45 – Super Fofos e Dora, a aventureira;
6 a 9 anos – 11h15 às 13h – encontram-se nesta faixa, entre outros, o Cocoricó na cidade e Zoboomafoo;
8 a 14 anos e família – 13h30 às 13h45 – Minúsculos, a vida privada dos insetos e AnimaTV;
A partir das 14h – repetição dos blocos, na sequência.

Domingo
Pré-escolares – 11h – Baú de Histórias;
6 a 9 anos – 11h30 às 12h – Aqui entram atrações como Cocoricó na cidade e Escola pra cachorro;
Família – 12h15 às 14h – Anima TV, Teatro Rá Tim Bum, Almanaque Educação e Ao Ponto Remix.

5 comentários:

  1. quando vai voltar a passar Dora Aventureira,um desenho legal,educativo,que chama atencao das criancas pequenas,meu filho esta sentindo falta daDora ele pede pra colocar na Dora mas nao esta passando mais,por favor,volta Dora Aventureira.

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro o pequeno urso , rupert , calliou, teletumbes , ilha ra tim, bum daria mais audiencia sao programaçoes otimas e tbm, castelo ra tim bum é otimo cocorico .... tera muitas audiencias

    ResponderExcluir
  3. está faltando o pequeno urso, o pequeno jorge, calliou, jim no mundo da lua.Pois meu filho gosta muito desses desenhos e não consegue esquece-los. obrigada.

    ResponderExcluir
  4. doug teletatbes podia voltar e aviso que bandkids tem 2 anos

    ResponderExcluir
  5. eba zobomafoo volta ao ar TV KIDS AGORA SAIU DAS TARDES PORQUE VENDE O HORARIO

    ResponderExcluir

Opine.