quarta-feira, 7 de julho de 2010

TV CULTURA APROVEITA AS FÉRIAS E ESTRÉIA NOVAS ATRAÇÕES


O desenho Princesas do mar, as animações Tchibum TV, Cantigas de roda e Juro que vi, sucessos na TV Rá Tim Bum, além dos programas Pequeno bosque ilustrado e Invenções, ambos do Canal Encuentro, da Argentina, chegam à grade da TV Cultura no dia 12 de julho (segunda-feira) para rechear as férias da garotada.

Quem abre a programação é a série Tchibum TV, que será exibida de segunda a sexta-feira, às 9h. O programa é apresentado por dois peixinhos, Tila e Nilo, que com a ajuda do curioso Siricutico, trazem curiosidades sobre a vida no fundo do mar. Esperto, curioso e agitado, Nilo vive com a cabeça na lua, mas é muito criativo. Já Tila é uma peixinha meiga, romântica e muito inteligente. E o Siricutico é um siri cinegrafista, que tem a função de filmar o que se passa em terra firme. Fala pouco e, às vezes, é mal humorado.

Em seguida, às 10h, entra no ar Cantigas de roda. Premiada em um dos mais importantes festivais de filmes de animação do País, o Anima Mundi, a atração traz histórias que giram em torno de canções clássicas, como Atirei o pau no gato, Como pode o peixe vivo viver fora da água fria, Marcha soldado, A velha a fiar, entre outras que ajudam a manter viva a tradição das brincadeiras infantis. Cantigas de roda é uma produção da Multi Rio, empresa municipal do Rio de Janeiro.

Mais tarde, às 10h15, as crianças conferem Pequeno bosque ilustrado, do Canal Encuentro. Com cinco minutos de duração, o microprograma transmite noções de desenho e pintura. O artista Milo, uma marionete, mostra como reproduzir, de forma simples, os animais de algumas regiões da Argentina utilizando formas geométricas e cores primárias. Além disso, uma melodia regional ilustra o tema de cada capítulo, que ainda traz informações sobre o animal em questão. Pequeno bosque ilustrado entra na grade de segunda a sexta, em dois horários: às 10h15 e às 14h. E aos domingos, às 11h15.

Aventuras no fundo do mar
A animação Princesas do mar, que será exibida de segunda a sexta, às 11h30, é uma divertida série sobre as aventuras de um grupo de princesinhas que vivem no fundo do oceano. Inspirado no livro Princesas do Mar, do escritor brasileiro Fabio Yabu, o desenho procura transmitir conceitos de ecologia ao público infantil, que aprende a importância do cuidado com os oceanos e com as criaturas que ali vivem. As personagens são alegres, corajosas e determinadas a proteger todas as criaturas que vivem embaixo d’água. As princesas também lidam com assuntos relacionados à sua idade, como ir à escola, brincar com os amigos e enfrentar as dificuldades do crescimento.

O programa Invenções, também do Canal Encuentro, vai ao ar aos sábados, às 13h, a partir do dia 17 de julho. Nele, a apresentadora Vicky, uma aprendiz de inventora, fala sobre a história de grandes invenções e inventores da humanidade, como o telefone e o avião. Ela conta com a ajuda de seu assistente, Tarilo, um personagem que tem a solução para todas as perguntas. Na atração ainda estão o robô Múltiple e o parafuso Tomas.

E aos domingos, sempre às 11h, a garotada confere a série Juro que vi, que tem no currículo mais de dez prêmios de animação nacional. A atração revisa lendas tradicionais do Brasil de maneira bastante atual. Questões como direito dos animais, proteção ambiental e preconceito são abordados sempre com tratamento estético e humorístico. Além disso, arquétipos como coragem e covardia, beleza e feiúra, maldade e bondade, entre outros, são salientados na série. Voltado para crianças e adolescentes, o programa é produzido pela MultiRio, com a participação de alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Também em julho, a garotada vai conferir 13 novos episódios do Cocoricó na Cidade. O garoto Júlio, as galinhas Lilica e Zazá, e o cavalo Alípio vivem histórias que trazem as mais variadas informações sobre uma metrópole - a diversidade da população, valores e comportamento, opções de lazer e meios de transporte – e entram em contato com gírias e expressões populares, que ressaltam a riqueza da língua portuguesa. Eles ficam hospedados no apartamento do primo João, que na temporada anterior esteve de folga no paiol. No ar de segunda a sexta, às 11h15, com reapresentação às 15h30. E aos domingos, às 11h30.

Confira a grade de exibição das estreias de julho:
De segunda a sexta-feira:
Tchibum TV - às 9h
Cantigas de roda – às 10h
Pequeno bosque ilustrado – às 10h15 e 14h
Cocoricó na Cidade (novos episódios) - às 11h15, com reapresentação às 15h30
Princesas do mar - às 11h30

Aos sábados:
Invenções - às 13h

Aos domingos:
Juro que vi - às 11h
Pequeno bosque ilustrado - às 11h15
Cocoricó na Cidade (novos episódios) - às 11h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine.