domingo, 12 de setembro de 2010

DESENHOS ANIMADOS ESTÃO EM ALTA NAS EMISSORAS ABERTAS


Para quem é fã de desenhos animados as emissoras de tv aberta trazem dezenas de títulos que agradam aos mais diversos gostos e públicos. Tanto as emissoras pequenas como as grandes investem no gênero e os exibem em programas infantis, o que faz com que atualmente, mais de 50 títulos diferentes são exibidos sem contar as emissoras educativas.

O Conexão MS, que tem seu sinal disponível pela parabólica, exibe de segunda a sexta, às 9h (horário de Brasília) no TV Kids, os desenhos clássicos Pica-Pau, Loney Toones e Snoop dividem a programação. Constantemente os desenhos exibidos são substituídos por outros, e já passaram pelo programa Dragon Ball, He-Man, Tom & Jerry dentre outros.

A Rede Brasil exibe desenhos pela manhã, no Manhã Criança, e à tarde na Sessão Animada, com diversos títulos como He-Man, She-Ra, O Vale Encantado, Manda- Chuva, Speed Racer e Os Jetsons. E para este segundo semestre a emissora investiu em novas aquisições e estreou em sua programação Mr Magoo.

A Ulbra Tv, que já teve os desenhos animados ocupando a maior parte de sua grade, reduziu a exibição destes, mas vem se destacando. Nos últimos meses a emissora passou a exibir os clássicos do anime Street Fighter II Victory, Yu Yu Hakushô, Full Metal Alchemist e Sailor Moon além dos Cavaleiros do Zoodíaco. Outra emissora que também conta com animes em sua programação é a NGT que exibe Evangelion.


Entre as grandes emissoras o destaque fica por conta do SBT que pela manhã, de segunda a sábado, tem toda grade ocupada por desenhos animados. O programa Carrossel Animado exibe Scooby-Doo, Corrida Maluca e Dick Vigarista & Muttley. No Bom Dia & Cia, O Máskara, Hot Wheels: Battle Force 5, Ben 10: Força Alienígena, As Aventuras de Tom & Jerry, Batman: Os Bravos e os Destemidos, Naruto e Blue Dragon. Já no Sábado Animado, Looney Tunes, Mansão Foster para Amigos Imaginários, Baby Looney Tunes, Gasparzinho, Andy & Seu Esquilo, Krypto: O Super Cão, O Clube das Winx, Os Apuros de Penélope Charmosa, Dick Vigarista & Muttley, e As Aventuras de Tom & Jerry costumam garantir a vice liderança para o SBT, com vários picos de liderança.

A Rede Globo também dá grande destaque para o gênero e exibe alguns dos grandes sucessos da tv paga como Os Pinguins de Madagascar, A Escola de Susto do Gasparzinho, Phineas e Ferb, O Segredo dos Animais, Pucca, Os Incríveis Espiões além deTrês Espiãs Demais, Bob Esponja, Homem de Ferro, DuckTales, As Aventuras de Jackie Chan e a animação nacional Turma da Mônica.

A Rede Tv e a Band também exibem desenhos animados mas vivem momentos completamente diferentes. Em quanto Os Super Onze e Pokémon garantem picos de vice liderança para o Tv Kids da Rede Tv, o Band Kids com As Aventuras de Jimmy Neutron, Os Cavaleiros do Zodíaco, Os Castores Pirados e Ei Arnold tem audiência inconstante e costuma traçar na audiência nas manhãs da Band.


A Rede Record é uma emissora que investe na aquisição de desenhos animados mais deixa-os na gaveta e fica sem exibi-los. A emissora detém os direitos de exibição de Em Busca do Vale Encantado, Huntik, Garfield, Storm Hawks, Esquadrão de Heróis, A Pantera Cor de Rosa, Wolverine e os X-Men, dentre outros. A pesar desta quantidade enorme de títulos e emissora exibe apenas Pica-Pau, Popeye e ocasionalmente Johnny Test.

Quem é fã de desenhos animados não tem o que reclamar, são várias horas de exibição diária e, o melhor, de graça, nem precisa assinar uma tv a cabo.

O único problema é que estas exibições estão concentradas, em sua maioria, em determinados horários, como pela manhã. As emissoras de tv deveriam arriscar e investir em diferentes horários. Temos exemplos que deram certo, com o Tv Kids da Rede Tv no final da tarde, e outros que fracassaram, como o Band Kids após o Jornal da Band.

A exibição dos desenhos animados é uma das poucas coisas boas de nossa tv aberta.

11 comentários:

  1. A Rede Brasil já está passando Mr. Magoo? Em seus intervalos, a emissora vem divulgando que esse desenho só estreará em breve.

    ResponderExcluir
  2. Mas assim como Ultraman e Ultraseven a emissora já esta exibindo o desenho. Ele vai ao ar durante as tardes na Sessão Animada ao lado de Speede Racer.

    ResponderExcluir
  3. Bom mesmo seria se aqueles desenhos mais antigos voltassem a ser exibidos. "O Fantástico Mundo de Bobby", "Cavalo de Fogo", "A Caverna do Dragão" (que até recentemente era exibido na TV Globinho), "Os Jetsons" e muitos outros bem que poderiam retornar à TV. Nostalgia pura! Tenho certeza que a audiência seria satisfatória.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  4. J.Júnor
    O Fantástico Mundo de Bobby", Cavalo de Fogo de fato fazem muito tempo que não exibos na tv.

    Já Caverna do Dragão, até semana passada estava sendo exibido pelo Conexão MS e Os Jestsons estava sendo exibido, se não me engano, na RBTV.

    ResponderExcluir
  5. Verdade... Tem tantos desenhos que devem estar pegando poeira sei lá aonde e as emissoras poderiam passar de volta em algum, sei lá, Especial Minha Infância, ou doar, vender, para emissoras que ainda passam desenhos mais antigos. Elas, as emissoras, procuram agradar mais os públicos jovens e esquecem que os jovens de ontem cresceram e não, depende, gostam desses desenhos mais novos e tudo mais.

    ResponderExcluir
  6. Gohr vc disse tudo, eu defendo, hà muito, um programa com os antigos clássicos da Hanna-Babera.

    ResponderExcluir
  7. Pois é né, a juventude de hoje e de amanhã nem vai saber o que era bom...

    ResponderExcluir
  8. desenho mt legal que passava na record kids mas não esta passando ha algum tempo ( chamado: braço de eon) porque acabou?

    ResponderExcluir
  9. Hoje fiquei muito feliz quando coloquei no canal da Rede Brasil e vi passando os 2 primeiros episodios de Street Fighter II Victory na minha opinião esse é um dos melhores desenhos.E tambem nao se pode esquecer do otimos Tokusatsus que estao sendo exibidos "O policial de aço Jiban" e "Os Flashman".Outra emissora que tem outras opçoes de series e desenhos e a NGT que esta exibindo "Jiraya" e "Machine Man" além dos desenhos "Evangelion" e "Wolverine e os X-Men" bom pelo menos com isso metade da nossa boa infancia foi trazida devolta.

    ResponderExcluir

Opine.