domingo, 10 de outubro de 2010

ATRAÇÕES ESPECIAIS NO DIA DAS CRIANÇAS NA TV CULTURA E TV BRASIL


Na próxima terça-feira (12/10), Dia das Crianças, a TV Cultura apresenta o filme infantil inédito Brichos (Brasil – 2006), a partir das 17h.

O longa de animação acompanha as aventuras de três jovens que, a principio, são como tantos outros: curtem jogos de computador, aprontam na escola, acham os pais caretas e pensam que sabem de tudo. Algo muito normal, se não fosse por um detalhe: eles têm pêlos e focinho. Tales, Jairzinho e Bandeira – respectivamente, um jaguar, um quati e um tamanduá - fazem parte da surpreendente população da Vila dos Brichos, um lugar onde todas as espécies da fauna brasileira coexistem em um universo muito parecido com o dos seres humanos.

A aventura começa quando eles resolvem criar o "lutador perfeito" para vencerem um campeonato internacional de videogame. Cercados por revelações e conflitos, os três amigos descobrem histórias sobre a Vila, o incrível passado de seus moradores e um segredo adormecido nos subterrâneos da floresta.

Brichos foi indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2007 e ganhou o Prêmio Amigo do Cinema Infantil, no mesmo ano. O filme teve pré-estreia no Festival Internacional de Animação Anima Mundi, no Rio de Janeiro, com imenso sucesso junto ao público infanto-juvenil e adulto, em julho de 2006. Nas salas de cinema, a produção chegou a 180 mil espectadores.

Com produção do estúdio curitibano Tecnokena, Brichos foi dirigido por Paulo Munhoz e realizado com patrocínio da Petrobrás e do BNDES, viabilizado através de seleções públicas, através do mecanismo da Lei do Audiovisual e Lei Rouanet.

No elenco, Vadeco, Marino Junior, Renet Lyon, Mário Schoemberger, Wella, Enéas Lour, Mauro Zanatta, Fabíula Nascimento, Michelle Pucci, Célia Ribeiro, Geraldo Pioli, Toninho Domingues, Chico Nogueira, Regina Vogue, Roberta Storelli, Leandro Schettini, Tales Munhoz e Paulo Munhoz.


A TV Brasil comemora o Dia das Crianças com uma programação especial durante toda a semana. De segunda (11) a sexta (15), a partir das 8h, serão exibidos interprogramas da turma do Dango Balango, bonecos especialmente criados pelo grupo Giramundos, de Belo Horizonte. Sdruvs e Joduca e sua turma entram na onda musical e apresentam dez clipes temáticos como a Banda Dango, A Sereia e o Coração Funk (gravado pelo rapper Renegado e um coral de crianças).

Pela manhã, às 9h30, o público infantil pode assistir à Maratona AnimaTV, 17 produções de animação voltadas para públicos nas faixas etárias de 6 a 14 anos, vencedores da primeira fase do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileira – Anima TV. A iniciativa é da TV Brasil, TV Cultura, Ministério da Cultura e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais – ABEPEC – com apoio institucional da Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA.


Na segunda (11) e na terça (12), às 13h40, serão exibidos na Hora da Criança dois filmes: A ilha do Terrível Rapaterra e o alemão O Ladrão de Hotzenplotz, inédito. E, em seguida, acontece a pré-estreia do Curta Criança IV, série de curtas metragens com temática infantil. O projeto vem preencher uma lacuna na formação audiovisual e cultural das crianças e já está em sua quarta edição. Os filmes foram realizados através do Edital Curta Criança, uma parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.Para essa temporada foram selecionados seis dos vinte curtas produzidos, que serão exibidos na TV Brasil de segunda à sexta-feira, às 15h15, e no domingo, às 12h45. A temporada completa irá ao ar no ano que vem.

3 comentários:

  1. Ufa, apareceu alguma emissora que vai apresentar só coisas inéditas para a programação da semana da criança.

    ResponderExcluir
  2. Na tv Brasil tem muita coisa boa, pena que a emissora está no esquecimento dos bradileiros. Depois que a TVE passou a ser TV Brasil, nem os cariocas estão assistindo mais a emissora

    ResponderExcluir
  3. Na Tv Brasil, sempre passa umas programações boas.
    Séries legais, filmes e desenhos...

    ResponderExcluir

Opine.