segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O TRISTE QUADRO DA EXIBIÇÃO DE SÉRIES NAS EMISSORAS ABERTAS


Quem acompanha o blog sabe que sempre faço uma dura crítica sobre a forma que as séries vem sendo tratadas por nossas emissoras abertas. O produto praticamente sumiu de nosso horário nobre e vem ocupado um espaço cada vez mais restrito, e a situação, que já não era boa, tornou-se pior nestas últimas semanas. Com a transmissão dos Jogos Olímpicos a Rede Globo e a Band cancelaram as séries que eram exibidas na madruga, mas no final dos jogos a Globo retoma o formato com a estreia de “Plantão Noturno” e a Band deverá retornar com “Glee” e alguma outra série no horário que já foi ocupado por “The Walking Dead” e que na última semana foi exibido “Carlos, o Chacal”. Já a Record cancelou a faixa de séries (segunda a quinta à 00h30) para a estreia do “Programa do Porchat” que ocorrerá após as Olimpiadas, talvez as séries poderão ser exibidas nas férias do programa, assim como a Globo faz com o “Programa do Jô”, mas isso é para aguardar e torcer.


Outra emissora que reduziu a exibição de séries foi a Tv Cultura, a única que vinha mantendo exibição diária no horário nobre, cancelou “Doctor Who” substituindo pela reprise do programa juvenil “Os Melhores Contos de Grimm e Andersen”. Mas a emissora continua exibindo “House Of Cards” na terça-feira e “Downton Abbey” na quarta-feira, ambas às 22h. A Tv Aparecida foi outra que retirou as séries de sua grade, na última semana cancelou a reprise que vinha sendo apresentada de “Mistérios no Convento”.


Outro grande golpe dado naqueles que acompanham as séries nas emissoras aberta veio do SBT. Nos sinais analógico, de algumas operadoras de assinatura e regionais, a emissora alugou a grade para o infomercial “Call Tv”. O programa, no mais batido estilo “tele-quiz pega trouxa”, é exibido de segunda a sexta após o “Okay Pessoal” até às 05h.  Com isso as exibições de “Dois Homens e Meio”, “Mike ande Molly”, “Diários de um Vampiro”, “How To Rock”, “Uma Família Perdida no Meio do Nada” e “Sullivan e Filho” estão canceladas. Uma alternativa para quem possui parabólicas seria o sinal digital “rede”, mas este, no horário de exibição das séries na madrugada, a emissora faz geração de material com chamadas de programas exibidos, para as emissoras afiliadas gravarem e exibirem localmente em seus intervalos comerciais. Em São Paulo a grade segue sem alteração, mas eu, como não moro no Estado e tinha como alternativa acompanhar as séries pelo sinal do satélite, ficarei impossibilitado de ter acesso, e consequentemente, cobrir adequadamente as novidas das séries exibidas no horário. Com isso, me antecipo aqui, com pedidos de desculpas aos leitores. Não sei se um dia poderemos voltar a ter a exibição regular de séries na grade de programação das emissoras abertas, visto que o produto não tem um retorno comercial tão alto e seu público tem procurado alternativas e migrando, cada vez mais, para a tv paga e serviços de streaming. Mas em quanto houver séries exibidos nas emissoras abertas, o blog estará aqui acompanhando, mesmo que estejam jogadas às traças.

******************************************************************


Nunca gostei destes sites e blogs repletos de anúncios, por isso sempre evitei monetizar o “Séries da Tv Aberta”. Mas vocês devem ter reparado nos anúncios Google que apareceram aqui no blog nestes últimos dias...pois é, a crise também chegou nas banda de cá. Peço a compreenção de vocês e que prestigiem os anunciantes visitando seus sites, com cliques nos anúncios. Com isso voces ajudam a manter um dos poucos blogs destinados, exclusivamente, a seriados na tv aberta, assim como ajudará o jornalismo independente. Grato.


16 comentários:

  1. Baah, espero que essa tal de CallTV não venha parar aqui no RS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Daniel, e eu quero que ela suma da grede...

      Excluir
  2. No satélite StarOne C2(o mesmo satélite que está o sbt rede) está aberto o canal sbt dth(direcionado as operadoras dth),canal este que exibe o teleseriados enquanto o sbt rede não transmite.No satélite StarOne C3 também tem algumas afiliadas do sbt que transmitem o teleseriados...uma boa dica pra quem mora em outros estados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica, eu tenho o C1 de carona com o C2, vou coferir a programação da Rede Massa.Abç

      Excluir
  3. séries (Rede Globo) será fracasso,por causa The Noite Com Danilo Gentili...

    ResponderExcluir
  4. o problema maior não é passar poucas séries , o problema é passar essas poucas séries de maneira totalmente errado !! a tv seja ela aberta ou não ta competindo hoje com a comodidade e com o respeito (netflix, e streaming no geral) que as suas concorrentes tratam seus conteúdos , e a tv ainda não se deu conta disso , a tv tradicional ainda tem seus encantos assim como o cinema que por sinal não morreu ou se enfraqueceu com a chegada da Internet , enquanto a tv aberta não se der conta que pode fazer mais doque esta fazendo só tende a perder mais público e com isso mais patrocínio e tal , 😕😠😬 !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudimar, o grande para fidelizar o publico na tv aberta se chama fidelidade, as emissoras tem que aprender a fidelizar o publico. Por exemplo, escolha um horario para passar as séries, tipo 21h. Mesmo que no início dê baixa audi~encia, ou que ela seja rotativa, tem que insistir. Até o publico pegar o habito de assistir o produto nesse horário e nesse canal. Mas as emissoras não fazem isso.

      Excluir
  5. e vc ta mais do que certo em monetizar o Blog Ronei ! 😊😃😀 vc é o unico que a gente tem pra ficar ligado no que vai acontecer com as séries cara !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valei gente, o ganho é extremamente baixo. mas já é alguma coisa.

      Excluir
  6. Fico triste com a situação.Dez anos atrás tínhamos muito mais séries.Me lembro quando o SBT passava séries inéditas nas manhãs de domingo. :(

    ResponderExcluir
  7. eu também era um que acordava domingo de manhã pra assistir felicity e witchblade no sbt !! bons tempos 😀 que se Deus quiser ainda voltaram !

    ResponderExcluir
  8. Bons tempos esses. Além disso, tinhamos várias outras emissoras, camo a Rede Mulher, CNT, Rede 21, etc, que também passavam séries. Hoje estão todas loteadas para igrejas e tele vendas.

    ResponderExcluir
  9. Normal,fica difícil competir com TV a Cabo e Principalmente Streaming (e Torrent),as emissoras precisam ir atrás do dinheiro né,não pra dizer efetivamente que antigamente era melhor,era melhor no caso da TV Aberta que passava muita série,mas na verdade agora é melhor,afinal temos opções melhores,e eu digo isso como um cara que vai continuar assistindo TV Aberta até os seu últimos dias,mesmo que a programação seja uma merda.
    Mas só deixar claro que o que me deixa com mais raiva é subtiução dss série por coisas horríveis,aquelas novelas turcas da Band são um exemplo,ou pior o SBT deixando que deixou de passar Chaves durante a semana pra exibir mais novelas mexicanas.Sem contar os cortes,que algas série recebem,aonda continuo com a TV Aberta,até porque tô sem um tempo sem interrupções em casa (só sobrou a do celular) pra continuar a baixar as séries que eu gosto.Bem a TV aberta ainda serve pra alguma coisa se tratando,Conheci Doctor Who na Cultura,aposto que 80% dos fans conheceu o Doutor pela cultura,e Breaking Bad eu assistir todo na Record,na época eu não baixei porque já estava assistindo mesmo,e Mr Robot também assisti na Record,o Foda é que mesmo assim foi ruim,por que a Record cortou Partes de Breaking Bad,e Mr Robot também.
    É complicado as emissoras quando não cancelam passam nos piores Horários e/ou cortam partes,por isso que a TV aberta perde Público.

    ResponderExcluir
  10. * to um tempo sem "internet" em casa (só a do celular).Desculpe os erros,digitei muito rápido rs.

    ResponderExcluir

Opine.