terça-feira, 8 de novembro de 2016

SBT CANCELA EXIBIÇÃO DAS SÉRIES DA MADRUGADA


O blog ficou sem atualizações por três longas semanas, nesse período, muita coisa aconteceu em nossa tv aberta. Uma delas é a reprise da terceira temporada de Revenge pela Globo, substituindo “Segredos e Mentiras” (Secret and Lies). Mas a notícia que mais se destacou, e pelo seu impacto negativo, foi o cancelamento, por parte do SBT, de todas as séries que eram exibidas em sua programação na madrugada, incluindo as exibições de sexta, sábado e domingo. Provavelmente, isso foi resultado do fim de seu contrato com a Warner, o que acarretará em uma diminuição de séries em seus acervos, para não falar no próprio fim do seu acervo de séries. Estas foram substituídas por longas reprises de matérias jornalísticas que ocupam toda a madrugada da emissora.

É claro que não podemos culpar apenas o contrato da Globo com a Warner, que era principal fornecedora de filmes e séries para o SBT, por essa decisão da emissora. Se o SBT quisesse continuar investindo na exibição de seriados, poderia muito bem encontrar alternativas, assim como faz com os filmes, adquirindo séries de outras produtoras ou adquirindo aquelas das produtoras que tem contrato com a Globo mais que a emissora não teria o interesse em adquiri-las. Agora, as únicas séries em exibição no SBT, é o eterno Chaves e Kenan e Kel. Com esta decisão o SBT abriu mão de algo que sempre esteve em seu DNA, em seus 35 anos de existência, as séries sempre tiveram um espaço de destaque em sua programação. Gerações aprenderam a gostar de seriados graças ao SBT e cresceram assistindo as séries na emissora, que agora abre mão desse público.

O que vem ocorrendo no SBT é apenas um reflexo do que ocorre em nossa tv aberta, a perda sistemática do espaço dedicado as séries. A Rede Record já não vem exibido séries algum tempo, primeiro cancelou a faixa de séries com a estreia do Programa do Porchat e, mais recente, subistituiu a exibição de “Todo Mundo Odeia o Chris” pelo Pica Pau. A Rede Globo, que possui contrato com todos os principais estúdios de Hollywood, restringe a exibição de séries em sua programação, exibindo, atualmente, apenas “Lista Negra” e  a desnecessária reprise de “Revenge”. A principal emissora que vem exibindo séries na tv aberta é, por incrível que pareça, a Band, que exibe o formato mais para tampar buracos na grade de programação, cancelando a exibição de alguma série sempre que apareça um interessado em locar horários, seja com tele cultos ou tele vendas.

Atualmente temos apenas nove séries sendo exibidas em nossa tv aberta, mais da metade na Band, que estão distribuídas da seguinte forma:

Globo
Revenge, segunda a sexta após o Programa do Jô
Lista Negra, sexta às 23h

SBT
Kenan e Kel, sábado às 12h30

Band
Glee, segunda a sexta e domingo após as 02h
Victorius, sábado às 10h
True Jackson, sábado às 11h
Elementar, sábado às 03h
Wendell & Vinnie, domingo às 10h

Cultura
Dowton Abbey, quarta às 22h

E as perspectivas não são nada boas, parece que o futuro das séries em nossa tv aberta será o seguinte:

- Na Globo teremos as principais séries sendo exibidas nas férias do Programa do Jô ou de algum outro que o venha substituir. Com um acervo de séries tão vasto, o ideal seria, ao térino do contrato do Jô com a emissora, fixar em seu horário a exibição de séries.

- Na Record, talvez, as séries ocuparão as férias do Porgrama do Porchat.

- Na Band será essa agonia de exibir séries com episódios aleatórios, como faz com Glee, até aparecer interessados em locar horários.


- No SBT o futuro das séries parece incerto, veremos até quando irá continuar sua exibição aos sábados.

21 comentários:

  1. É realmente muito triste a situação das séries na TV aberta.Houve tempo que até a REDETV passava séries,mas essa emissora também tá mais interessada em alugar o horário pra igrejas.E a GLOBO como sempre pode passar tudo,mas escolhe passar quase nada.
    E mesmo que tenhamos a Netflix,eu e várias pessoas ainda gostam de assistir seriados na TV aberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quandovaivoltarapassarasseres novamente alguém sabe???????????????????????

      Excluir
  2. frustração é o sentimento que to sentindo no momento !!! a imagem da tv aberta hoje é HD mais a qualidade de conteúdo ta longe de ser do mesmo nível da imagem , com o sbt sem séries o que ja era ruin....... , 😤😤😤😤😤😤😥😥😥😢😢😢😢😢 depois não sabem porque a audiência ta caindo !! to realmente triste ! 😟😳😞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora vc disse tudo Rudmar, na tv aberta teremos uma programação de alta defifinição e de péssima qualidade de conteúdo.

      Excluir
  3. Após SBT tirou Tele Seriados,agora vão tira "Chaves" perderá espaço na programação em breve ,por isso Vai ter golpe e muito perigoso...

    ResponderExcluir
  4. A TV aberta é um morto-vivo digno de The Walking Dead. Esperar alguma coisa de bom vindo dela, é melhor esperar sentado, para não cansar. Da mesma forma como a TV matou o rádio (nos anos 50) e a TV paga a TV aberta (nos anos 90/2000) a Internet está matando, aos poucos a TV. O rádio não morreu totalmente, embora mortalmente ferido, conseguiu se reinventar, mas totalmente diferente daquilo que foi entre os anos 40-50. O mesmo vale para a TV aberta, que não terá outro futuro senão o de ser plataforma para Igrejas ou a TV fechada, destinada a eventos esportivos ou jornalisticos. Series ou filmes, em breve, só na Internet. Esse é o futuro que se avizinha, quer se goste dele ou não.

    ResponderExcluir
  5. Triste cancelar todas as séries da madrugada. Apesar de termos alternativa de ver pela net, assistir pela TV tem o horário, a rotina e a espera pela hora de começar. Mto triste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo assistir pela tv, sempre naquele horário é bem legal.Mas tá bem escasso.

      Excluir
  6. Que bosta tiraram os seriados das madrugadas, vão perde bastante audiência, dois homens e meio e big bang a teoria era os melhores.
    Espero que voltem com a programação o mais rápido possível..

    ResponderExcluir
  7. Que bosta tiraram os seriados das madrugadas, vão perde bastante audiência, dois homens e meio e big bang a teoria era os melhores.
    Espero que voltem com a programação o mais rápido possível..

    ResponderExcluir
  8. Gente, gente, gente, corre aqui. O Raul Gil vai sair do SBT, a grade do sábado até então deve estar vazia. Como a gente faz pra encher o SBT de mensagem pedindo uma faixa de séries no sábado? Só eu vejo uma remota esperança, porém ainda uma esperança?

    ResponderExcluir
  9. Cassius isso não vai dar em nada porque o horário não permite nada de inovação , vai ser o mesmo programa só que com apresentador diferente só isso , maia eu li que o sbt ta querendo reformular toda a grade de programação , não sei se é verdade , mais se for ai sim pode haver esperança em ter séries novamente !! aguardemos 😐

    ResponderExcluir
  10. Cassius amigo, este espaço será do Otávio Mesquita, que dizem nos bastidores que ele q puxou o tapete do Tio Raul. Agora o SBT con reprises de jornal na madrugada não dura muito. É cansativo demais.

    ResponderExcluir
  11. Li uma noticia de que a Globo vai exibir a primeira temporada de Flash, ou melhor reprisar, em dezembro na madrugada, e Empire e How to Get Away With Murder foram canceladas, após o fim de Revenge ela vai exibir Scandal.

    ResponderExcluir
  12. É uma pena o sbt deixar de exibir as séries da madrugada. Eu não tenho tv paga e nem netflix. aguardava ansiosa as séries.

    ResponderExcluir
  13. tamo junto Silvia , eu ainda tento me virar com um wifi aqui e ali mais nem sempre consigo baixar o que eu quero !

    ResponderExcluir
  14. SBT estar cada vez mais cafona.

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.
    Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.
    O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o Séries Da TV Aberta.
    A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo :) ?
    P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.
    Até Já,

    Equipa Swonkie

    ResponderExcluir
  16. ai Ronei não tem nem uma notícia de série que vai estrear ano que vem ???

    ResponderExcluir
  17. Se continuar com jornais mostrando as mesmas notícias a noite inteira só vai perder audiência
    Adorava as séries mesmo repetidas

    ResponderExcluir
  18. Conheci fringe no SBT. SE não fosse SBT não tinha conhecido essa série maravilhosa e agora não passa mais nada...

    ResponderExcluir

Opine.