quarta-feira, 31 de agosto de 2016

SOBRE O CONTRATO DA GLOBO COM A WARNER


Como muitos de vocês já devem ter tido conhecimento, a Globo fechou uma parceria de prioridade na campra dos filmes, séries e desenhos animados produzidos pela Warner. Não vou falar muitos sobre os termos do contrato pois isto já foi bem divulgado pela rede e, com o dinamismo da internet, essa notícia, apesar de recente, já se tornou velha. Sem dúvida alguma a Globo será A grande benecifiada, passando a ter contrato com os maiores estúdios do cinema e da tv americanos, pois já conta com os produtos da Fox, Sony, Columbia, Walt Disney, Paramount, MGM e DreamWorks.

Hoje várias séries da Warner estão sendo exibidas pelo SBT, como “Dois Homens e Meio”, “Big Bang: a Teoria”, “Mike e Molly”, “The Following”, “Crimes Graves”, “Uma Família Perida no Meio do Nada”, “Dallas”, “Diários de Um Vampiro” e “Revolução”. Muitos de vocês podedem estar se perguntando: “e agora, as séries da Warner sumirão do SBT”?  A Resposta é, talvez sim, talvez não. A emissora poderá continuar exibindo estas séries até o vencimento do contrato, e A Globo poderá exibir as novas temporadas inéditas na tv aberta e as temporadas antigas, desde que o SBT não tenha mais os diteitos. É bom ressaltar que a Globo terá prioridade sobre a escolha do católogo, caso não tenha interesse em alguma série ou filme, estes poderão ser adquiridos por outras redes. Então nada impede do SBT voltar a exibir uma série da Warner, para isso ocorrer basta a Globo não ter o interesse em adquiri-la.

A Globo, que já tinha os direitos dos filmes e séries dos herós da Marvel, agora passará a ter também os produtos da DC em seus domínios. Em relação aos desenhos animados, como estes praticamente sumiram da programação da emissora, talvez não haja o interesse em adquiri-los e estes poderão continuar sendo exibidos normalmente pelo SBT. Agora é saber se a Globo deixará toda a turma dos “Looney Toones” na grade do SBT, minha aposta é de que a emissora irá adquirir os direitos da animação, nem que seja pra ficar  guardada na gaveta, privando o público de assisti-los em outra emissora.


Vamos acompanhar atentamente como ficará a situação das séries no SBT, pois como não contará mais com os grandes sucessos da Warner, talvez as séries percam mais espaço em sua grade de programação. A minha opinião é que com este contrato, os filmes e séries produzidos pelos estúdios estadudinenses, ficarão ainda mais concentrados na mãos da Rede Globo e isso é péssimo para nós telespectadores. Além da Globo, apenas a Record passará a ter contrato com um grande estúdio (Universal). O ideal seria que, cada rede de tv aberta, tivesse contrato com pelo menos um deles, para nos trazer opções e diversificações. Acho que com esse acordo, perdem nós telespectadores que ficamos cada vez mais reféns de uma única rede e perde a tv aberta brasileira.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

ATUALIZAÇÃO DAS SÉRIES EXIBIDAS PELO SBT


O SBT é hoje a principal emissora aberta que vem investindo na exibição de seriados e dedicando uma boa parte de sua programação para tal fim. Podemos ter nossas críticas pela forma como esta exibição é feita, como por exemplo:

- a exibição de temporadas inéditas sem divulgação;
- cortes frequentes em alguns episódios;
- o ingrato horário de exibição;
- a insistência na reprise de determinadas séries;
- divulgação incorreta dos episódios exibidos.

A pesar de tudo isso, o SBT tem seus méritos e deve ter o nosso reconhecimento. Atualmente a emissora tem exibindo cinco temporadas inéditas, números que as outras emissoras não chegam nem perto, são elas:

- a sexta de “Diários de Um Vampiro”, na sexta-feira às 04h30;
- a segunda de “Dalas”, na sexta-feira às 05h15;
- a primeira de “The Following”, no domingo à 01h;
- a primeira de “Revolução”, no domingo às 02h;
- a quarta de “Crimes Graves”, também no domingo às 03h.

Em contraste a isso, a emissora opta por reprisar algumas séries insistentemente. Um bom exemplo disso é “Dois Homens e Meio”, após as estreias da 11ª e 12ª temporadas, exibidas em sequencia, houve a reprise de ambas em menos de dois meses após a estreia. E após o término desta reprise, a emissora voltou a exibir a série desde a primeira temporada, que é a que está indo ao ar atualmente.

O mesmo vem ocorrendo com as séries de sábado, “How To Rock” que vai ao ar às 04h30, possui apenas uma temporada que já vem sendo reprisada há algum tempo, e neste caso com dois agravantes: primeiro a série não é tão boa assim para ganhar reprises, e segundo é que as exibições são feitas com episódios fora da ordem cronológica.

Também no sábado vem ocorrendo à reprise de “Big Bang: A Teoria” (quinta temporada) exibida às 03h30, “Uma família Perdida no Meio do Nada” (quinta temporada) exibida às 05h e “Sullivan e Filho”, exibida às 05h30 e que já teve as três temporadas exbidas e agora está indo ao ar a reprise da primeira. E ainda tem “Kenan e Kel” que é reprisado aos sábados no horário do almoço.

Seja como for, o SBT tem seus méritos por ser a emissora aberta que vem dando mais espaço em sua programação para a exibição de seriados. E que esta prática, que é uma tradição dela, continue por um bom tempo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

“PLANTÃO NOTURNO” ESTREIA NA GLOBO/ MAIS: NOVIDADES NA RECORD E BAND

 

Com fim das transmissões dos jogos olímpicos as emissoras abertas estarão retornando normalmente com sua programação e trazendo novidades. A Rede Globo volta a exibir sua faixa de séries na madrugada com a estreia de “Plantão Noturno”( The Night Shift), que segue o dia a dia de uma equipe médica que utiliza métodos inusitados para salvar a vida de seus pacientes. A emissora exibirá as duas primeira temporadas da série, a primeira com 8 episódios e a segunda com 14, produzidas entre 2014 e 2015 pela NBC.  Sua terceira temporada está em exibição nos Estados Unidos, sendo formada por 13 episódios.

Plamtão Médico trata-se de um drama no qual um militar que atuou no exterior retorna aos EUA, onde passa a trabalhar no turno da noite de um hospital de San Antonio. TC é o líder da equipe médica. Utilizando métodos pouco ortodoxos, ele costuma bater de frente com seus superiores. Entre eles, Ragosa, um ex-estudante de medicina que deixou a faculdade por causa de problemas na visão. Agora, ele é o administrador do hospital no turno da noite, um verdadeiro burocrata, mais interessado em cortar custos que salvar pacientes. Ele precisa se cuidar para não perder o cargo para a Dra. Alexander, ex-namorada de TC e a segunda no comando do hospital. Na equipe de médicos também estão Paul, um jovem e ambicioso residente; Topher, cirurgião que atuou na guerra; Krista, médica residente que costuma se preocupar com as aparências; Dr. Landry, psiquiatra; Drew, ex-militar; e Althea. Entre os enfermeiros do hospital estão Jocelyn, Kenny e Tom.

 Na primeira temporada, a equipe comandada por TC Callahan causa mal-estar entre os seus superiores, por suas práticas nada convencionais. Após uma inusitada missão no Afeganistão, TC Callahan passa por momentos ainda mais difíceis no novo trabalho enquanto relembra sua experiência no Oriente Médio. Em meio às cirurgias, ele ainda ouve piadas de plantonistas irreverentes, como Drew,  Brendan Fehr.
#############################################
 A Record estará, a partir desta semana, cancelando sua faixa noturna de séries. Na quarta, dia 24, a emissora estreará o Programa do Porchat. Na segunda a na terça exibirá A Nova Super Máquina (Knight Rider) como quebra galho.

Já a Band passará a exibir, também a apartir desta segunda, Os Simpsons, após o Jornal da Noite. Está faixa era ocupada por mini-séries e séries, as ultimas exibição foram de “Carlos – O Chacal” e “The Walkind Dead”. Com isso, lá se vai mais uma opção de seriados na tv aberta.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O TRISTE QUADRO DA EXIBIÇÃO DE SÉRIES NAS EMISSORAS ABERTAS


Quem acompanha o blog sabe que sempre faço uma dura crítica sobre a forma que as séries vem sendo tratadas por nossas emissoras abertas. O produto praticamente sumiu de nosso horário nobre e vem ocupado um espaço cada vez mais restrito, e a situação, que já não era boa, tornou-se pior nestas últimas semanas. Com a transmissão dos Jogos Olímpicos a Rede Globo e a Band cancelaram as séries que eram exibidas na madruga, mas no final dos jogos a Globo retoma o formato com a estreia de “Plantão Noturno” e a Band deverá retornar com “Glee” e alguma outra série no horário que já foi ocupado por “The Walking Dead” e que na última semana foi exibido “Carlos, o Chacal”. Já a Record cancelou a faixa de séries (segunda a quinta à 00h30) para a estreia do “Programa do Porchat” que ocorrerá após as Olimpiadas, talvez as séries poderão ser exibidas nas férias do programa, assim como a Globo faz com o “Programa do Jô”, mas isso é para aguardar e torcer.


Outra emissora que reduziu a exibição de séries foi a Tv Cultura, a única que vinha mantendo exibição diária no horário nobre, cancelou “Doctor Who” substituindo pela reprise do programa juvenil “Os Melhores Contos de Grimm e Andersen”. Mas a emissora continua exibindo “House Of Cards” na terça-feira e “Downton Abbey” na quarta-feira, ambas às 22h. A Tv Aparecida foi outra que retirou as séries de sua grade, na última semana cancelou a reprise que vinha sendo apresentada de “Mistérios no Convento”.


Outro grande golpe dado naqueles que acompanham as séries nas emissoras aberta veio do SBT. Nos sinais analógico, de algumas operadoras de assinatura e regionais, a emissora alugou a grade para o infomercial “Call Tv”. O programa, no mais batido estilo “tele-quiz pega trouxa”, é exibido de segunda a sexta após o “Okay Pessoal” até às 05h.  Com isso as exibições de “Dois Homens e Meio”, “Mike ande Molly”, “Diários de um Vampiro”, “How To Rock”, “Uma Família Perdida no Meio do Nada” e “Sullivan e Filho” estão canceladas. Uma alternativa para quem possui parabólicas seria o sinal digital “rede”, mas este, no horário de exibição das séries na madrugada, a emissora faz geração de material com chamadas de programas exibidos, para as emissoras afiliadas gravarem e exibirem localmente em seus intervalos comerciais. Em São Paulo a grade segue sem alteração, mas eu, como não moro no Estado e tinha como alternativa acompanhar as séries pelo sinal do satélite, ficarei impossibilitado de ter acesso, e consequentemente, cobrir adequadamente as novidas das séries exibidas no horário. Com isso, me antecipo aqui, com pedidos de desculpas aos leitores. Não sei se um dia poderemos voltar a ter a exibição regular de séries na grade de programação das emissoras abertas, visto que o produto não tem um retorno comercial tão alto e seu público tem procurado alternativas e migrando, cada vez mais, para a tv paga e serviços de streaming. Mas em quanto houver séries exibidos nas emissoras abertas, o blog estará aqui acompanhando, mesmo que estejam jogadas às traças.

******************************************************************


Nunca gostei destes sites e blogs repletos de anúncios, por isso sempre evitei monetizar o “Séries da Tv Aberta”. Mas vocês devem ter reparado nos anúncios Google que apareceram aqui no blog nestes últimos dias...pois é, a crise também chegou nas banda de cá. Peço a compreenção de vocês e que prestigiem os anunciantes visitando seus sites, com cliques nos anúncios. Com isso voces ajudam a manter um dos poucos blogs destinados, exclusivamente, a seriados na tv aberta, assim como ajudará o jornalismo independente. Grato.


terça-feira, 9 de agosto de 2016

SBT ESTREIA A SÉRIE “REVOLUÇÃO” E A 2ª TEMPORADA DE “DALLAS”


Uma semana após a estreia de “The Following”, que ocorreu no dia 07, o SBT estará exibindo mais uma série inédita neste mês de agosto; Revolução (Rovolution), a segunda estreia do mês, vai ao ar neste domingo, dia 14, às 02h da madrugada. A série segue em torno de um grupo de personagens lutando diariamente para sobreviver em um mundo onde a energia elétrica misteriosamente deixou de existir. Foi cancelada após a produção de duas temporadas, a primeira com 20 episódios e a segunda com 22, entre 2012 e 2014 pela NBC, com um final sendo lançado em HQ’s. Revolução tem como produtores J.J Abrams e Bryan Burk, a dupla tem na bagagem as séries Alias, Lost e Fringe, dentre outras, o SBT estará exibindo a série no lugar de O Mentalista (The Mentalist).

Revolução foi indicada como melhor série de tv em 2012 pelo Satellite Awards, em 2013 pelo Guia TV Awards e  Saturn Awards, levando o prêmio neste último. Nela, após um misterioso apagão que ataca os Estados Unidos, a humanidade é obrigada a lutar pela sobrevivência em um mundo sem energia elétrica. Quinze anos depois, a jovem Charlie Matheson (Tracy Spiridakos) testemunha a morte do seu pai e o sequestro do irmão, Danny (Graham Rogers), levado pelo Major Tom Neville (Giancarlo Esposito), um homem de confiança do governo de Sebastian Monroe (David Lyons). Agora, Charlie irá partir ao lado de Aaron Pittman (Zak Orth) em busca do seu tio, Miles Matheson (Billy Burke), que poderá ajudá-la a salvar a sua família e desvendar os mistérios do apagão.


#################################################

O SBT já está levando ao ar os episódios inéditos da segunda temporada de Dallas, são mais quinze episódios exibidos, originalmente, em 2013 nos Estados Unidos. A série vai ao ar nas sextas às 05h15 da manhã.


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

CONFIRA A CHAMADA DE ESTREIA DE “THE FOLLOWING”


Neste domingo, dia 07, o SBT estreia The Following logo após o “Conexão Repórter”, por muito pouco a emissora não cancelou sua exibição. Durante esta semana foi cogitado na emissora uma exibição do programa “Fofocando”, apresentado por Leão Lobo e Mama Bruschetta, que estreou na segunda-feira (01) às 14h15, no domingo à 01h da madrugada, talvez com uma versão compacta. Inclusive, sua exibição neste domingo foi incluída na programação do site da emissora. Mas, concorrendo com o “Video Show” e com o quadro “A Hora da Venenosa”, além de contar com uma produção bem precária, o programa vem marcando baixa audiência. Talvez, por isso, o SBT abandonou a ideia de reprisá-lo no domingo à noite e de fato teremos a exibição de mais uma série inédita em nossa tv aberta. Veja sua chamada de estreia:




terça-feira, 2 de agosto de 2016

“HEROES REBORN” ENCERRA FAIXA DIÁRIA DE SÉRIES DA RECORD COM BAIXA AUDIÊNCIA/ AUDIÊNCIAS DA SEMANA


Hoje, terça-feira dia 02 de agosto, a Record estará exibindo o último episódio de Heroes Reborn, encerrando a faixa noturna de séries, que vai ao ar de segunda a quinta.  Somente neste ano estreiaram no horário “Chicago Med”, “Mr. Bobot”, “Defiance”, “Shades Of Blue”, a quarta temporada de “Grimm” e a terceira de “Bates Motel”. Este horário de série será ocupado pelos Jogos Olímpicos nas próximas semanas e, em definitivo, pelo Programa do Porchat, que tem estreia agendada para 24 de agosto. Este é mais um horário de exibição de séries que se extingue na tv aberta, nos deixando, cada vez mais, com menos opções para acompanha-las. A emissora continuará exibindo séries nas sextas após a sessão de filmes “Super Tela”, onde, atualmente, vai ao ar “A Nova Super Máquina”, mas esta exibição não vai ao ar toda semana, depende da duração do filme da semana.

Heroes Reborn estará encerrando em baixa a faixa de séries da Record, na semana passada marcou média de apenas 2.9 pontos de audiência, a menor marca entre todas as séries exibidas no horário. Na Globo, “Agentes da Shield” fechou a semana com 5 pontos, apresentado uma leve variação negativa. No SBT, que vem reprisando a 12ª temporada de “Dois Homens e Meio”, o horário também fechou em baixa, com apenas 1.9 de média, a menor dos últimos meses. Confira a audiência das séries exibidas nas emissoras abertas, de 25 a 31 de julho, os números são referentes à cidade de São Paulo.

SEGUNDA DIA 25
Agentes da Shield 4.8
Heroes Reborn 2.6
Dois Homens e Meio 1.9
Mike & Molly 1.9
Doctor Who: 1.4

TERÇA DIA 26
Agentes da Shield 5.5
Heroes Reborn 2.5
Dois Homens e Meio 2.1
Doctor Who: 1.6

QUARTA DIA 27
Heroes Reborn 4.1
Agentes da Shield 3.9
Doctor Who: 1.9   
Dois Homens e Meio 1.9
Mike & Molly 1.7

QUINTA DIA 28
Agentes de Shield 5.3
Heroes Reborn 2.5
Dois Homens e Meio 2.0
 Doctor Who: 1.6

SEXTA DIA 29
Agentes da Shield 5.6
Dois Homens e Meio 1.6
Mike & Molly 1.4
Diários de Um Vampiro 1.6
Dallas 1.4

SÁBADO DIA 30
Chaves 5.4
Kenan & Kel 5.3
Todo Mundo Odeia o Chris 4.7
Big Bang, a Teoria 2.4
Chaves 2.2
Dois Homens e Meio 2.1
How To Hock 1.8
Uma Família Perdida no Meio do Nada 1.7
Sullivan & Filho 1.7
iCarly 0.7
Drake e Josh 0.6
Power Rangers 0.1

DOMINGO DIA 31
Chaves 5.4
Todo Mundo Odeia o Chris 3.8
Arqueiro 2.6
O Mentalista 1.9
Crimes Graves 1.7
Glee 0.8
Power Rangers 0.1


segunda-feira, 1 de agosto de 2016

SEXTA TEMPORADA INÉDITA DE “THE MIDDLE” EM EXIBIÇÃO NO SBT


O SBT já estreou a sexta temporada de “Uma Família Perdida no Meio do Nada” ( The Middle), no sábado passado, dia 30 de julho, foi ao ar o episódio “Grande Anciedade”, o terceiro da temporada. Com isso, é provável que a estreia tenha ocorrido na semana anterior, dia 23. Existe um grande erro de divulgação por parte do SBT,  a emissora não vem fazendo chamadas para divulgar a estreia de uma nova temporada das séries que são exibidas na madrugada, o que torna difícil acompanha-las. Nas séries que são exibidas aos sábados a dificuldade é ainda maior, pois em mitas ocasiões são exibidos episódios duplos. Mesmo que não venham dando grande audiência ou um bom retorno comercial, fazer chamadas e divulga-las ao longo da programação, valoriza não somente o produto, como o esforço feito para adquiri-las.

The Middle se passa em Orson, uma fictícia cidade de Indiana, onde vive a atrapalhada família dos Heck! A família, de classe média, é liderada pela mãe, Frankie, uma vendedora de carros usados em crise de meia-idade, que tenta conciliar o trabalho com os afazeres da casa.
  
Seu marido, o calado Mike é gerente da pedreira local com quem tenta dividar a educação dos três filhos: o adolescente de 15 anos Axl, meio rebelde, que desfila só de cuecas pela casa enquanto reclama de tudo; Sue,13, a garota esquisita e nada popular na escola mas que é capaz de qualquer coisa pra ser 'aceita'; e o pequeno Brick, 8, o garotinho nerd que tem o hábito de 'conversar' com sua mochila. Com todas essas diferenças existe algo que une esta família?

 Sua sexta temporada é formada por 24 episódios produzidos entre 2014 e 2015 pela Warner, a oitava está em produção nos Estados Unidos. The Middle já levou diversos prêmios, dentre eles o de “melhor série de comédia” em 2011 no “Gracie Award” e em 2014 o “ASCAP Film and Television Music Awards” como “melhor série de tv”. Pena o SBT não perceber o ótimo produto que tem em mãos.